Tireoide desregulada pode dificultar a gravidez? Entenda essa ligação invisível!
- fernanda imperial
- Nov 6
- 1 min read
Você já ouviu falar que a tireoide pode “embaralhar” os planos de engravidar? Pois é. Pequena, em forma de borboleta, e localizada no pescoço, essa glândula tem um impacto enorme sobre o nosso corpo — inclusive na fertilidade.
A tireoide regula o metabolismo, influencia os ciclos menstruais, ovulação, temperatura corporal e até o desenvolvimento embrionário. Quando está desregulada, pode causar tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo — duas condições que mexem diretamente com os hormônios reprodutivos.
O hipotireoidismo, por exemplo, está associado a ciclos menstruais irregulares, anovulação (ausência de ovulação), falhas de implantação e até abortamentos recorrentes. Já o hipertireoidismo pode aumentar os riscos durante a gestação, tanto para a mãe quanto para o bebê.
O mais curioso? Muitas vezes, a mulher nem desconfia que a origem do problema está ali, na tireoide. Sintomas como cansaço excessivo, alterações de peso, queda de cabelo ou sensação constante de frio/calor podem ser confundidos com estresse ou TPM.
Por isso, especialmente durante a investigação da fertilidade, os exames de função tireoidiana são fundamentais. Identificar e tratar a disfunção pode ser o que faltava para a tão sonhada gravidez acontecer com mais saúde e segurança.
🩺 Segundo a Febrasgo, o ideal é manter os níveis hormonais (especialmente o TSH) dentro de uma faixa considerada segura para tentantes — geralmente abaixo de 2,5 mUI/L.
Não ignore os sinais do seu corpo. Às vezes, é uma pequena glândula pedindo ajuda.
Dra. Fernanda Imperial | CRM 141770-SP







Comments